quinta-feira, 27 de maio de 2010

TELHADOS II


Há pouco tempo escrevi sobre o meu fascínio aos telhados. Relendo o texto, enrubesci...tanta pieguice e idéias açucaradas demais para o meu paladar de hoje. É certo que não estou dada a bons humores. Estou meio azeda. Êpa, azeda não...azeda dá idéia de algo deteriorado, cheio de bolor, prestes a ir para o lixo. Digo melhor...estou meio ácida. Mas reconheço que o tal texto não poderia ser diferente. Se sou fascinada por telhados, teria que usar e abusar do mel das palavras e das idéias.
Agora que mexo e remexo nos cantos mais obscuros da minha mente, devo confessar que não estou para muitos sorrisos. Desculpem-me, mas é assim que me sinto e ponto final.
Subindo mais uma vez nos telhados (os gatos fugiram com a minha chegada. Devo ter chegado rosnando e mostrando os dentes e as unhas...), digo que eles, os telhados, possuem, como nós, um outro lado. Vejamos, telhado não é só aconchego, proteção...telhado também significa esconder, encobrir... Quando olhamos externamente, tudo está nos seus devidos lugares...belo telhado...uma realidade aconchegada, telhas alinhadas cumprindo a função para a qual foram criadas... E se, de repente houvesse um destelhamento, se as telhas fossem, uma a uma, arrancadas por uma ventania? Estaríamos nós, frente à uma realidade nua e crua, sem pele, aquela que o tal telhado ocultava, uma realidade, geralmente, sem poesia, descolorida, sem maquiagem, aquela que, a todo custo, tentamos esconder dos outros e de nós mesmos.
Ah, e os telhados de vidro? Quem não os tem? É fácil atirar pedras neles, quando não são nossos. Só temos a real noção do que eles representam quando são os nossos telhados de vidro que são atingidos. Aí, o bicho pega!!
Costumamos achar o telhado do vizinho, ou mais bonito que o nosso ou então, apenas vemos nele as telhas quebradas. Ah, os nossos olhares maliciosos e plenos de preconceitos.....
Olhemos primeiro o nosso telhado. Talvez ele tenha mais telhas de vidro ou quebradas do que pensamos ou, quem sabe, tenha telhas quase que transparentes.... Cada qual deveria cuidar do seu próprio telhado....
Podem estar achando que algum telhado desabou sobre mim...Nada disso...O problema é que....ai, meu Deus, os pombos resolveram procriar sabem aonde? Bem em cima do meu telhado! E haja água, vassoura e disposição para limpar tanta...porcaria.... Um telhado cheio de pombos deveria ter encanto. Disse bem...deveria...! Mas não para mim que estou justamente embaixo dele e posso, a qualquer momento, ser presenteada por algum “mimo de grego” na cabeça ou no ombro...Eca......
Telhados com gatos fazendo amor, mesmo com toda a gritaria...que amor barulhento!.... têm mais encanto do que telhados com pombos.
Pronto, já sabem agora o porquê do meu mau humor...pombos no telhado. Será? Ou essa conversa de pombos em telhado não seria apenas mais um “telhado” sob o qual quero e preciso me proteger? Pensem o que quiserem....Não me incomodo. Tenho é que aproveitar cada segundo dessa “acidez da alma” que hoje me acompanha, pois amanhã ou qualquer outro dia, darei mais valor à doçura de outros momentos. Aí, quem sabe, possa me encantar com o arrulhar dos pombos no meu telhado. Mas, por enquanto, não...E assunto encerrado,,,,,

6 comentários:

  1. TELHADOS, BELO TELHADOS. MAIS BELAS SÃO AS SUAS PALAVRAS
    BEIJOS PRA VOCÊ

    ResponderExcluir
  2. Amiga, que bom !!!!!!!!! Está o máximo o teu blog e não precisava o teu nome e a tua foto pra saber que é teu...TUDO ROSINHA.
    bjs, migaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  3. ESTOU ENCANTADO. E aposto que você ia gostar de ver a lua e as estrelas sentada num telhado.

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto e reflexões. Quando quiser subir num telhado, se precisar de ajuda, estarei ao seu dispor....Lembra da cena da novela grabriela cravo e canela?
    beijos pra você

    ResponderExcluir
  5. "Houve um tempo em que minha janela se abria sobre uma cidade que parecia ser feita de giz"

    Cecília Meireles

    ResponderExcluir
  6. TEJADOS HERMOSOS LOS HAY PERO MAS HERMOSOS SON LOS TEJADOS DE LA VIDA,QUE ALBERGAN CUANTIOSAS HISTORIAS
    BESOSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir