sexta-feira, 7 de maio de 2010

ENCANTAMENTO


Um dia, perguntaram-me qual era a receita para o meu otimismo.Não soube responder, nunca tinha parado pra pensar nisso e nem me dava conta desse tal otimismo. Fui ao dicionário pra verificar o significado da palavra (claro que sei seu significado, mas queria ler o conceito formal através da voz de um acadêmico). Lá estava escrito: “Doutrina filosófica segundo a qual tudo corre no mundo do melhor modo possível”. Não, não poderia dizer que tenho esse otimismo. No mundo, nada corre tão bem assim, muito pelo contrário...os jornais estão aí pra nos mostrarem o que é e o que está acontecendo pelos quatro cantos do mundo e ninguém melhor do que nós mesmos pra sabermos o que acontece dentro das nossas casas....
Continuei encadeando meus pensamentos... A palavra otimismo está na ordem do dia. Todos estão e são muito otimistas...Ouvimos frequentemente na mídia e nos bate-papos de esquina...”Estamos otimistas em relação ao governo”, “Cresce a cada dia o otimismo na economia brasileira”, “Estou otimista, meu time de futebol será campeão”, “O otimismo cresce, o pobre vive hoje melhor do que em épocas anteriores”, “Estou otimista, este tratamento vai acabar de vez com a minha celulite e estrias”...Tanto otimismo, tanta verborragia, ou melhor, tanta hipocrisia...talvez nem seja hipocrisia, talvez seja o emprego exagerado da palavra e o desconhecimento do seu significado..talvez seja a palavra da moda...talvez a necessidade das pessoas se sentirem mais felizes, sei lá... Não, não tenho esse otimismo vazio e quando me dei conta, estava refletindo na minha maneira de encarar a vida e a mim mesma. Não tenho vocação pra monja e nem pra meditações, mas pensei bastante e ainda penso, até que uma palavra me aflorou à mente e que muito me agradou....E N C A N T A M E N T O....”É isso!!”, pensei. Sou encantada pela vida, um encantamento irrestrito, com todos os seus significados. Mais uma vez fui ao dicionário e lá estava dentre outros...”Encantamento: arrebatamento, fascinação,magia, estar maravilhado, enlevado,seduzido...”. Era tudo o que eu queria ler. Realmente sou encantada, fascinada pela vida, pela magia do fluir vital, pelos milagres que, de tão simples, muitas vezes nem os percebemos. É maravilhoso presenciar e respeitar os fenômenos da natureza, é arrebatador acompanhar uma gestação, o nascimento de um bebê e vê-lo transformar-se num homem, é fascinante atestar a inteligência e criatividade humana no tocante à ciência, à vida social, às artes...Não me importam as explicações científicas, importa-me, sim, a maneira como vejo tudo isso, como sinto o mundo. Sim, sofro de um encantamento contumaz pela vida e sinto-o na pele e na alma. Não me incomoda se disserem que esse encantamento é irreal, é um encantamento autêntico de pés no chão, consciente, meu, particularmente meu e que traz a minha assinatura.”Tô nem aí!”. Quero continuar plenamente encantada, mesmo sabendo das mazelas do mundo, dos seres humanos e das minhas próprias . Para quem disser que isso é fantasioso, vou torná-lo mais fantasioso ainda. Nesse meu encantamento sei que príncipes, geralmente, transformam-se em sapos e seus lindos cavalos brancos em dragões que lançam fogo pelas ventas...sei que belas princesas podem passar a ser rainhas rabugentas, feias e mal humoradas, sei que um sorriso e uma palavra gentil podem significar interesses escusos e por aí vai....
Tenho consciência das dificuldades do mundo e, principalmente, das minhas.Por isso mesmo, quero fortalecer o meu encantamento,nem que seja um pouquinho apenas, contagiar os que comigo convivem com uma palavra amiga, um gesto de incentivo, tentar fazer com que alguns minutos de convívio tornem-se mais leves. Talvez seja essa a pequena contribuição dada por mim para que a minha passagem por esse planetinha não tenha sido em vão. São essas pequenas contribuições, esse nosso constante interagir que pode nos tornar cada vez mais humanos, mais felizes...mais irmãos!!!....

2 comentários:

  1. tenes un corazón de oro no cambies nunca
    besoss

    ResponderExcluir
  2. Você encanta com seu jeito encantado de ser. beijos

    ResponderExcluir