sexta-feira, 7 de maio de 2010

RETRATOS X FOTOGRAFIAS







Gosto de rever retratos.
Dizia-se, antigamente, que máquinas de tirar retratos eram sequestradoras de almas.
Olho retratos recentes na tentativa de resgatar emoções que neles ficaram guardadas.
Em vão...Ah! essa era digital, onde tudo pode ser descartado....
...de pessoas...fotos...a emoções....
Vou aos retratos antigos, verdadeiras máquinas do tempo.
Esses sim...chamam-me, dão-me as boas-vindas e convidam-me a reviver épocas preservadas.
Levo-lhes, como presente, o meu colorido, ao que eles logo dizem:
“Não, aqui o tempo é eterno e real. Aqui o tempo tem cheiro e sabor de tempo....
Aqui o tempo tem som próprio e nada pode ser alterado, da cor ao toque das suas mãos. Entre e encontre-se com você mesma. Eis a sua casa, o seu tempo e o seu templo”
E como num verdadeiro “país das maravilhas”....
....volto a ser criança...saltitante, bem protegida, sem medos e de coração puro
....numa outra cena, já sou a adolescente que descobre o mundo, o amor e plena de sonhos realizáveis (que eu pensava, todos fossem)
....mais adiante, adulta, mas com a certeza de que o mundo, o meu mundo era cor-de-rosa e que a realidade era realmente real...e o meu coração..........ingênuo
Em cada retrato, um filme, uma situação e eu, ao mesmo tempo, a personagem principal e platéia de mim mesma.
Tento fazer o mesmo com as fotos digitais (não sei porque, mas a palavra “retrato” não combina com a era digital)...mas estas, embora de última geração, são tímidas, não são boas anfitriãs, não me permitem interagir...
É como se, de cada foto, saísse uma enorme mão que encostada ao meu peito, gritasse:
“Fique aí, não se aproxime, apenas veja!!”
Como são tolas, têm medo de serem vistas e depois...simplesmente esquecidas (apagadas seria o termo correto) e desaparecerem a um leve e simples toque de um mínimo botão
Não me conhecem, não sabem que meus sentimentos são da era paleolítica...são gravados em rochas e nem a erosão do tempo consegue tocá-los.
Contento-me em apenas, observá-las à distância.
Peço ajuda à alma e ao coração e são eles que, junto a cada cena vista, me gritam bem alto todos os créditos...
....créditos de tantos filmes recentes, mas que, com certeza, serão eternos e para sempre ficarão na história, na minha história.....

2 comentários:

  1. Olá amiga Lu..
    Que lindo e emocionante é seu blog.
    Amei tudo rsrrsrsrs
    Parabéns!!!
    Vc é uma pessoa iluminada.
    Que legal ser sua amiga.
    Um dia quero te conhecer pessoalmente
    Deus te conserve sempre ..com muita saúde...Paz e amor...
    Bjos de sua amiga
    Goretti Medeiros

    ResponderExcluir
  2. cambiaste de edad,de estatura,de ideas,y de sueños lo que no cambiaste fue tu sonrisa,tus sentimientos y tu bondad, seguí así sos una mujer digna de un rey no cambies nunca
    besoss

    ResponderExcluir