domingo, 23 de maio de 2010

...MARIA, MARIA....



“LEMBRANÇAS LEMBRADAS”, NÃO COM TRISTEZA, MAS COM A CERTEZA QUE ...VIVER VALE A PENA....Lembrei, não sei porque.....simplesmente lembrei...Mas será que dá pra esquecer? Claro que não...

Tenho manias...Quem não as tem??? Uma delas, não sei se seria uma mania, penso que seja uma forma defensiva de tentar encontrar sempre algo de bom no dia a dia. Deve ser por medo, apreensão, sei lá.... pensando friamente, creio ser uma válvula de escape, um mecanismo de defesa para me sentir confortável na vida, protegida. Procuro “sinais’ nos acontecimentos com os quais me defronto ou que me são apresentados,muitas vezes, assim de supetão, pela vida.
Pois bem, reflexões existenciais à parte...ninguém me chama de Maria (meu primeiro nome) e, geralmente, esqueço-me que sou Maria. Tanto que, às vezes, ao atender o telefone, a voz do outro lado ao dizer que “gostaria de falar com a Maria”, eu logo respondo...”sinto muito,mas não há nenhuma Maria aqui”. Mas, em seguida, ...”desculpe-me, Maria de quê?”...A tal pessoa deve achar que sou “aluada” ou que meus neurônios encontram-se desconectados....
No hospital (não me incomoda lembrar desse episódio, foi quando eu tive a certeza que era amada por tanta gente...), ao contrário, todos me chamavam de Maria (exceção feita a uma enfermeira para quem eu era “Gasparzinha”. Era Gasparzinha pra lá, Gasparzinha pra cá, por eu estar tão branca e descorada...Se já o sou, imaginem a palidez que deveria estar apresentando! Ainda bem que lá não havia espelhos, pois se eu me visse, morreria de desgosto....Eu era o próprio fantasminha Gasparzinho, só que em carne e osso...).
Na última noite em que lá estive, lutei contra o sono para assistir um especial na TV com o Milton Nascimento (aí eu já não estava mais no CTI). Gosto muito do Milton, de suas músicas e do seu jeito suave e melodioso de ser e de interpretar. Para minha alegria, ele iniciou o especial cantando “Maria, Maria”, uma de suas mais antigas e lindas canções e a minha preferida. Exultei, claro que a música só podia ser para mim (que convencimento o meu!). Era um sinal que tudo estava bem, que eu tinha conseguido me equilibrar na corda bamba da vida e vencido o desafio. A letra da música penetrava na minha alma, sentia-me a própria Maria...e chorei...e agradeci a Deus....Findo o especial, adormeci, ainda com a música soando docemente na minha cabeça e no meu coração, como uma deliciosa cantiga de ninar.
Com certeza, a enfermeira desligou a TV enquanto eu dormia um sono tranquilo, próprio daqueles que....estão em paz...mas bem vivos.... E eu,havia entendido o sinal....
Manias de Lucinda, ou melhor, manias de..... Maria.....

http://www.youtube.com/watch?v=ybQNTisHkys

3 comentários:

  1. MARIA MARIA UNA MUJER QUE MERECE VIVIR Y AMAR COMO OTRA CUALQUIERA
    BESOSSS

    ResponderExcluir
  2. Claro q era para ti! Foi uma mensagem do Universo...ou do teu Anjo da Guarda :)

    ResponderExcluir
  3. E eu ouvia falar em você, mas não sabia quem era..mas depois te conheci

    ResponderExcluir