quarta-feira, 28 de abril de 2010

....DIÁRIOS DE CORRIDA...CORRIDA PAN-AMERICANA...29/NOVEMBRO


Hoje fui mais esperta que o sol. Antes que os seus primeiros raios empurrassem a escuridão para o outro lado, lá fui eu “acompanhada de mim mesma” para mais uma corrida, a Pan-Americana. Saí de casa às 5:30h debaixo de uma chuvinha fina e enfrentei 2 ônibus (um parênteses cabe aqui...deu resultado o meu lero-lero com o sol. Pedi-lhe que se poupasse, que se aquietasse...e ele CONCORDOU...e encarregou as nuvens que me dissessem que ele ficaria sossegadinho...e entendi o recado..Ah! chuvinha boa e refrescante, nem abri o guarda-chuva pra sentir as gotinhas suaves na pele). Não imaginava que àquela hora e em pleno domingo, os ônibus andassem tão cheios e durante a viagem fiquei emendando pensamentos e possibilidades sobre o destino daquele gente de jeito simples, mas de uma garra digna de reis.
Cheguei ao Aterro do Flamengo às 7:10h (ai, que alívio, não gosto de atrasos e um atraso aqui seria fatal, seria a volta pra casa com a desilusão pendurada ao peito). Deixei minha sacola no guarda-volumes e aproveitei o tempo para admirar e absorver toda a beleza daquele lugar.....tudo estava tão verde, de um verde de todas as tonalidades, de arbustos floridos, de pequenas moitas coloridas, de imensas palmeiras.... e em meio a isso tudo, o contraste..o monumento aos mortos da segunda guerra...a força e o colorido da vida, lado a lado ao respeito e à saudade pelos que se foram lutando pela Pátria. Tão linda quanto a paisagem verde e multicor era a paisagem humana que, a cada minuto, ia sendo acrescida.....Ali não interessava a idade e nem a classe social, todos eram apenas seres humanos...corredores, amigos, familiares, crianças, muitas, tão pequeninas que nem tinham ideia do que estavam ali fazendo ,mas todos, todos mesmo lá estavam e muito entusiasmados, emanando uma energia do bem..... Seriam todos, tão magnanimamente felizes e bem sucedidos na vida? Com certeza não..mas uma coisa é certa......aquelas pessoas não são de ficarem paradas, todas correm atrás de algo que lhes dê ânimo..e na corrida dramatizam o que vivenciam na vida real, o não entregar-se, o prosseguir, o buscar...Claro que há inúmeras maneiras de se fazer isso, mas hoje, em especial, a maneira encontrada pelas mais de 4 mil pessoas foi essa..correr... e correndo era como se cada um dissesse...”EU POSSO, EU QUERO, EU SIGO, EU CONSIGO...”.
Assisti a largada dos grupos de elite masculino e feminino e de pessoas portadoras de necessidades especiais..e em seguida, ao som de muita musica, de palmas, de gritos e de muita alegria, largamos nós e foi aí que realmente começou a festa.... e o vírus do entusiasmo começou a se disseminar pelos ares e a contagiar os que a tudo assistiam. A pista do Aterro do Flamengo (não podia ser Aterro do Vasco?...), de um momento pra outro, tornou-se branca, de um branco mais que um branco da paz, mas de um branco que cada corredor trazia na alma, um branco que era a mistura bem misturadinha de todas as cores do arco-iris, as cores de todas as alegrias, de todos os sonhos, de todos os quereres....E a corrida ia acontecendo, bonita, animada, com o sol escondidinho e bem protegido pelas nuvens e o ventinho...ah! que delícia, mesmo quando ele brincava conosco e soprava ao contrário. E lá íamos nós, cada qual no seu ritmo e nas suas possibilidades e a cada vez que um corredor ultrapassava o pórtico da chegada, era como se ele gritasse...”EU POSSO, EU QUERO, EU SIGO, EU CONSIGO...SOU VITORIOSO AQUI E NA CORRIDA DA VIDA”....Correr é mais do que caminhar com maior velocidade e resistência..... é mais uma maneira de se aprender a viver mais feliz e mais confiante......E cada um tem que encontrar a sua.....

3 comentários:

  1. Luluzinha, observar a natureza é tudo, não? Quanto ao aterro, não poderia ser do Vasco não, rs rs rs...

    ResponderExcluir
  2. quiero felicitarte por la fuerza de voluntad que tenes,ese es el logro que vas a tener al final de la meta muchos besosss

    ResponderExcluir
  3. yo puedo,yo quiero,yo sigo, yo consigo cuatro palabras para triunfar en la vida mucha suerte
    besoss

    ResponderExcluir